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Veja alternativas e estratégias para gerir seu ILP e contornar crises

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A pandemia de COVID-19 culminou na desvalorização das ações da maior parte das empresas de capital aberto e, consequentemente, dos planos de Incentivo de Longo Prazo. Esta foi uma situação completamente atípica para toda a cadeia econômica mundial que gerou uma enorme preocupação em diversos países.


Apesar da magnitude do impacto da pandemia no mercado econômico ter sido severa, é preciso lembrar que outros fatos podem influenciar os resultados financeiros, independente do tipo de ativo em questão.


Em virtude da importância do tema, tendo em vista que momentos de crise, no mundo e no Brasil, são cíclicos, e da expertise da Pris na área de Incentivos de Longo Prazo, decidimos desenvolver uma análise mais robusta e profunda sobre a relação entre momentos de crise e Planos de ILP.


A pandemia de COVID-19 culminou na desvalorização das ações da maior parte das empresas de capital aberto e, consequentemente, dos planos de Incentivo de Longo Prazo. Esta foi uma situação completamente atípica para toda a cadeia econômica mundial que gerou uma enorme preocupação em diversos países.


Apesar da magnitude do impacto da pandemia no mercado econômico ter sido severa, é preciso lembrar que outros fatos podem influenciar os resultados financeiros, independente do tipo de ativo em questão.


Em virtude da importância do tema, tendo em vista que momentos de crise, no mundo e no Brasil, são cíclicos, e da expertise da Pris na área de Incentivos de Longo Prazo, decidimos desenvolver uma análise mais robusta e profunda sobre a relação entre momentos de crise e Planos de ILP.


No e-book, discutimos sobre os objetivos do plano, como a retenção e o alinhamento de interesses, e como esses objetivos são impactados por uma crise.

Framework de análise dos planos para ILP já outorgados

Em um contexto de crise, a primeira atitude a ser tomada pelo RH das empresas que têm planos de ILP vigentes deve ser a compreensão da situação. Algumas perguntas deveriam ser feitas, como: Temos realmente um problema? Se sim, quais os programas mais afetados? Para esses programas, qual foi a queda do ganho esperado?


Nesta abordagem, sugerimos a avaliação e reflexão dos objetivos do ILP e explicamos em detalhes aspectos a serem repensados.

Em um contexto de crise, a primeira atitude a ser tomada pelo RH das empresas que têm planos de ILP vigentes deve ser a compreensão da situação. Algumas perguntas deveriam ser feitas, como: Temos realmente um problema? Se sim, quais os programas mais afetados? Para esses programas, qual foi a queda do ganho esperado?


Nesta abordagem, sugerimos a avaliação e reflexão dos objetivos do ILP e explicamos em detalhes aspectos a serem repensados.

Avaliação das possíveis ações a serem tomadas pelas empresas no momento

Ao analisar a situação dos planos já outorgados, partimos para as sugestões do que é possível fazer para diminuir os impactos da crise. Neste ponto, abordamos as estratégias possíveis e explicamos como elas funcionam.

Ao analisar a situação dos planos já outorgados, partimos para as sugestões do que é possível fazer para diminuir os impactos da crise. Neste ponto, abordamos as estratégias possíveis e explicamos como elas funcionam.

Análise das Estratégias de resposta aos desafios da crise

Uma vez em que avaliamos três questões-chave referentes a uma nova outorga, os reflexos no tamanho da outorga, nas suas metas associadas, e reações do mercado e outros stakeholders, podemos avaliar possíveis estratégias de resposta.

Para isso, colocamos em pauta 6 possibilidades. Apresentamos essas estratégias e algumas reflexões sobre vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Uma vez em que avaliamos três questões-chave referentes a uma nova outorga, os reflexos no tamanho da outorga, nas suas metas associadas, e reações do mercado e outros stakeholders, podemos avaliar possíveis estratégias de resposta.

Para isso, colocamos em pauta 6 possibilidades. Apresentamos essas estratégias e algumas reflexões sobre vantagens e desvantagens de cada uma delas.

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O guia é dividido em 4 momentos:

Abordamos o que fazer diante de um momento econômico conturbado que pode abalar e desvalorizar as ações das empresas. Consequentemente, o valor dos planos de ILP.


Sugestão de um framework de análise dos planos para ILP já outorgados;

Avaliação das possíveis ações a serem tomadas pelas empresas no momento;

Explicação sobre como analisar os impactos de uma crise em novas outorgas;

Análise das Estratégias de resposta aos desafios da crise.


Em todos os pontos abordados, trabalhamos com exemplos práticos e explicações sobre o que é preciso reavaliar e damos dicas de como refazer a estratégia de novas outorgas do plano.


Com as alternativas que o e-book traz, o ideal é que um grupo de trabalho avalie qual ou quais das opções expostas são viáveis para o contexto da empresa e, entre as possibilidades, avaliar os prós e contras considerando diferentes cenários futuros de recuperação econômica.

Neste e-book, você vai ver:


- O que comunicar sobre planos de ILP aos beneficiários e beneficiárias

- Quando comunicar sobre os planos de ILP às pessoas colaboradoras

- Como comunicar sobre os planos de ILP

- Dicas finais sobre os planos de ILP aos funcionários e funcionárias

Explicação sobre como analisar os impactos de uma crise em novas outorgas

Perguntas frequentes

Colocamos em pauta como serão conduzidas as novas outorgas e novas estratégias para os planos passado o momento conturbado. Detalhamos como três perguntas podem fazer a diferença para o futuro do ILP:


⦁ Como a crise impacta o tamanho da minha nova outorga?

⦁ Como impacta as metas associadas ao plano?

⦁ Como vai ser a reação do público, acionistas, legisladores e mídia em relação à outorga?

Colocamos em pauta como serão conduzidas as novas outorgas e novas estratégias para os planos passado o momento conturbado. Detalhamos como três perguntas podem fazer a diferença para o futuro do ILP:


⦁ Como a crise impacta o tamanho da minha nova outorga?

⦁ Como impacta as metas associadas ao plano?

⦁ Como vai ser a reação do público, acionistas, legisladores e mídia em relação à outorga?

Sobre o autor:

Daniel Eloi é sócio diretor da Pris. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2010, tendo colaborado na concepção, revisão, contabilização e gestão de Planos de ILP de mais de 100 empresas de capital aberto ou fechado. Participou da modelagem de negócio do sistema Pris, primeira solução para gestão de ILP da América Latina. Já ministrou cursos in company sobre a contabilização de ILP e palestras em eventos e grupos de estudo voltados à remuneração.


É graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA).

Daniel Eloi é sócio diretor da Pris. Trabalha com Incentivos de Longo Prazo desde 2010, tendo colaborado na concepção, revisão, contabilização e gestão de Planos de ILP de mais de 100 empresas de capital aberto ou fechado. Participou da modelagem de negócio do sistema Pris, primeira solução para gestão de ILP da América Latina. Já ministrou cursos in company sobre a contabilização de ILP e palestras em eventos e grupos de estudo voltados à remuneração.


É graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA).

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